O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), como presidente do Parlamento Amazônico – escolhido por oito países que compõem o território da Amazônia Legal, apresentou, nesta manhã (16/05), no Itamaraty, a necessidade de valorização dos amazônidas e da bioeconomia local, que mantém a floresta amazônica em pé. O discurso foi feito, na abertura do Seminário sobre Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, organizado pelo ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e pela Fundação Alexandre de Gusmão, para subsidiar a posição do Brasil na Cúpula da Amazônia.
Segundo o senador Nelsinho Trad, há exemplos do manejo sustentável do pirarucu no Brasil e na Colômbia, os peixes são cultivados em tanques de terra, mais naturais e próximos das condições originais em que o peixe nasce, cresce e se desenvolve. “Lá, eu vi como que podemos extrair da natureza sem agredi-la”, disse o senador Nelsinho Trad.
A inclusão de pequenos negócios locais, do setor privado, cooperativas, entidades comunitárias locais e povos indígenas será colocada na declaração do Parlamento Amazônico que será entregue aos chefes de Estado presentes na Cúpula da Amazônia; o documento foi debatido na última reunião do Parlamaz em Belém, no mês passado.