Tacuru

Nosso MS

Tacuru

1.784, 0 km²
Área territorial
0
Habitantes
0
Anos
Recursos

Tacuru

O município de Tacuru está situado no Sudoeste de Mato Grosso do Sul, na microrregião de Iguatemi, e tem cerca de 10 mil habitantes.

O mome da cidade é uma palavra em Guarani, que significa cupim. A denominação foi dada pelos indígenas que ali habitavam, existindo duas histórias – uma delas é o fato de haver muitos cupins na cidade naquela época, e a outro seria devido ao cupim do boi, já que Tacuru é conhecida como a Capital do Boi Gordo.

Possui alguns traços da cozinha paraguaia, como a chipa e a sopa paraguaia, que são comidas típicas do Paraguai.

Um projeto de lei sancionado em maio de 2010 tornou o guarani uma língua oficial do município, ao lado do Português, tornando-se a segunda cidade do país a adotar oficialmente um idioma indígena. A inclusão do idioma como oficial beneficia também os imigrantes paraguaios que moram em Tacuru.

Parabéns, Tacuru

Tacuru, 43 anos em 13/05/2022. E para que você conheça mais dessa cidade, vamos relembrar um pouco de sua história:

Em 1954, o pequeno núcleo existente, habitado por ervateiros paraguaios e índios Caiuás, passou a ter um certo desenvolvimento, José Maria Ortiz, Ignacio Cure, Rafael Dória e Cleto de Moraes Costa, tão logo tomaram conhecimento do potencial da região, e passaram a lutar pelo progresso do povoado.

Em 1955, surgiu a primeira casa de comércio bem como a primeira escola. Foi elevado a distrito de Amambai pela lei N.º 1.166, de 20 de novembro de 1958.

Em 1977 a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. Tacuru começou a ter um pequeno desenvolvimento, e vendo isso o então governador Marcelo Miranda, em 13 de maio de 1980, decretou Tacuru mais um município de Mato Grosso do Sul.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tacuru, a capital do Boi Gordo, que preserva a força de nossos antepassados ensinando à atual geração a língua guarani. É com orgulho que acompanho o seu desenvolvimento econômico e cultural.