Parlamentar foi escolhido pela valorização da participação popular em atividades da Comissão de Relações Exteriores que atuou, como presidente, até 2020
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) se destaca entre os mais comprometidos entre senadores em participação popular e foi convidado a compartilhar essa experiência na interlocução institucional entre o Senado e os cidadãos brasileiros na Comissão de Relações Exteriores (CRE), para parlamentares da Austrália, Brasil, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. O parlamentar sul-mato-grossense foi escolhido pelo Senado Federal para representar a Casa, no Fórum de Legisladores sobre Inovações na Democracia, que começou ontem em Washington, nos Estados Unidos, e termina nesta quarta-feira (16).
O workshop é organizado pelo projeto Inovações Democráticas da Conferência Nacional sobre Cidadania, uma organização sem fins lucrativos – constituída pelo Congresso norte-americano em 1953 – e pelo Instituto para o Engajamento Democrático e Prestação de Contas da Universidade Estadual de Ohio.
O senador Nelsinho Trad ganhou destaque pela interação da sociedade em atividades legislativas. Mesmo em plena pandemia, que impôs mudanças no funcionamento do Congresso, o parlamentar incentivou e valorizou a participação dos brasileiros em audiências públicas, sabatinas e outros eventos quando era presidente da CRE, por meio do e-Cidadania. O Programa do Senado Federal permite aos cidadãos brasileiros interagir com perguntas, apoiar novas ideias legislativas ou opinar sobre projetos de lei em tramitação.
Coordenador do e-Cidadania, Alisson Bruno destaca que o senador Nelsinho Trad é exemplo na promoção do engajamento do cidadão no Legislativo e um dos parlamentares que mais lê perguntas do cidadão durante audiências e sabatinas. O coordenador lembra ainda que “a experiência do Senado com o programa e-Cidadania já foi reconhecida no último relatório da União Interparlamentar (organização internacional dos Parlamentos dos Estados soberanos) sobre engajamento público, e, nesse evento, haverá a participação de vários países com compartilhamento de experiências, é muito importante.”
“As ferramentas inovadoras nos permitem expandir a presença democrática do cidadão para além do momento eleitoral, em que muitas vezes ela parece estar confinada. (…) Com essa prática, pouco a pouco, observamos o aumento do número de interlocutores a cada sessão da Comissão”, disse o senador Nelsinho Trad aos participantes.
Para ilustrar, o parlamentar lembrou exemplos de interação durante as sessões de sabatinas na Comissão de Relações Exteriores entre os anos de 2019 e 2020, como ampliaram a transparência do processo e fortaleceram decisões. “Eram, sobretudo, uma oportunidade de educação: de educação para a democracia, para a convivência respeitosa com a divergência, para o reconhecimento, a aceitação e a valorização da diversidade”, afirmou.
O workshop apresentará o relatório “Parlamentos e Engajamento Público”, da União Interparlamentar e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; o livro branco “Democracias Resilientes, Instituições Resilientes” do Club de Madrid (organização independente sem fins lucrativos criada para promover a democracia e a mudança na comunidade internacional); e pesquisas relevantes.