O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) apresentou, nesta segunda-feira (5), pontos importantes sobre o Acordo Mercosul-União Europeia com os parlamentares europeus, em missão a Bruxelas ao lado do Parlamento do Mercosul. “O que de importante esse acordo pode gerar para a sociedade e, em especial, para Mato Grosso do Sul? A questão do livre comércio vai facilitar a exportação de produtos, principalmente, do agronegócio. Movimentação econômica que vai gerar emprego e renda”.
Chefe da representação do Brasil no Parlamento do Mercosul, o senador sul-mato-grossense desempenha papel central nessa missão. Em maio, foi mediador do diálogo com as delegações para as relações com o Mercosul e do Comitê de Comércio Internacional do Parlamento Europeu, buscando esclarecer pontos que ainda impedem o avanço das tratativas.
Segundo o senador, o objetivo é dar continuidade ao diálogo que começou com a vinda do grupo europeu ao Brasil e avaliar o estado atual do acordo entre os dois blocos. “Quem tabula os acordos, logicamente, são os chefes dos Executivos, os presidentes de cada país componente dos blocos, mas quem aprova são os parlamentares”, explicou o senador Nelsinho Trad.
Entre os desafios a serem superados, estão questões ambientais e de compras governamentais. O senador Nelsinho Trad, que também preside o Parlamento Amazônico, defende a importância de superar as preocupações europeias em relação ao Brasil nas questões ambientais e reiterou em reunião, hoje, no Parlamento Europeu, convite dos parlamentares do Mercosul para que os europeus façam uma missão à Amazônia.
Segundo o senador, neste 5 de junho, em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, nosso país não tem nada a esconder nesse aspecto e o acordo vem para fortalecer ainda mais a preservação do meio ambiente. “A gente sabe da importância que é a preservação da nossa floresta, a importância que isso reflete para o planeta na questão das mudanças climáticas. Mas a gente também tem que ter a percepção dos mais de 20 milhões de seres humanos que lá vivem, vivem e podem muito bem, através de uma iniciativa que poderá ser experimentada a partir dessa ocasião, de ter um benefício estrutural ou financeiro para poder preservar o local aonde ele vive.”
O Acordo de Associação Mercosul-União Europeia teve suas negociações comerciais concluídas em junho de 2019, após um longo processo que se iniciou em 1999. Já as negociações da parte política e de cooperação foram finalizadas em junho de 2020. Desde então, tem havido esforços para solucionar pendências técnicas e revisar os textos. No entanto, a assinatura e ratificação do acordo têm sido adiadas. Para o senador Nelsinho Trad, há o interesse comercial envolvido no acordo, destacando que a abertura para exportação de produtos do agronegócio brasileiro poderá criar uma competição para com os produtos europeus. “Todos vão optar pelos nossos produtos brasileiros, como por exemplo, pela nossa carne sul-mato-grossense ou os nossos grãos”, explicou.