Por solicitação da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) organizou, nesta manhã (28), a recepção do assessor especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, no Congresso Nacional, e a interlocução com parlamentares ligados ao meio ambiente e à agricultura. O senador sul-mato-grossense defensor da agenda de desenvolvimento sustentável e presidente do Parlamento Amazônico sugeriu investimentos dos americanos em ações contra o desmatamento na Amazônia. “Há interesse dos Estados Unidos em investir para que isso seja coisa do passado. Há interlocução entre o governo americano e o brasileiro, relacionamento diplomático. A principal função nossa (os parlamentares brasileiros) foi demonstrar o clima harmônico para que se façam os investimentos. Ele saiu com a imagem clara que os congressistas brasileiros querem isso”, disse.
O assessor especial, John Kerry, que chegou domingo em Brasília, afirmou que o mundo está em transformação e temos que pensar no futuro. “Precisamos trabalhar juntos pela segurança alimentar. Podemos auxiliar com tecnologias. Obrigado, nós fazemos o desenvolvimento, a maior economia e temos a responsabilidade de ajudar vocês com sua população. Nós precisamos fazer o que o presidente disse de buscar a melhor política”, comentou.
Por medidas protocolares, foi restrito o número de parlamentares presentes. Estiveram no encontro, além do senador Nelsinho Trad, a senadora Tereza Cristina (PP/MS), os senadores Esperidião Amin (PP/SC), Izalci Lucas (PSDB/DF), Mecias de Jesus (Republicanos/RR), Otto Alencar (PSD/BA), Omar Aziz (PSD/AM) e os deputados federais Zé Silva e (Solidariedade/MG) e Zé Vitor (PL/MG).
Na delegação americana, também estava a nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley.
Representando o Ministério das Relações Exteriores no Brasil, acompanhou a reunião o diretor do Departamento de América do Sul no MRE, onde são tratados os temas amazônicos, ministro João Marcelo Galvão de Queiroz. Ele estava acompanhado do chefe da Divisão de Financiamento e Adaptação (DFIA) do Departamento de Clima, Daniel Machado da Fonseca.