Nosso MS
Santa Rita do Pardo
Santa Rita do Pardo
Esse município está situado no Leste de Mato Grosso do Sul, na microrregião de Três Lagoas, e tem cerca de 7 mil habitantes.
Consta como um dos fundadores de Santa Rita do Pardo o Major Manoel Cecílio da Costa Lima que recebeu terras do estado em reconhecimento à bravura como desbravador da região.
Em seu início o povoado de Santa Rita do Rio Pardo pertencia ao município de Campo Grande e tempos depois passou a pertencer ao município de Três Lagoas. Por questões de disputa, o Major Manoel Cecílio da Costa Lima rompeu relações com o prefeito de Três Lagoas e mudou o nome do distrito para Xavantina em homenagem aos índios Xavantes. Somente em 1987 voltou a ser chamada de Santa Rita do Pardo.
O setor que mais gera valor no município é o agropecuário, que vem mantendo a sua participação principalmente nos últimos anos.
Parabéns, Santa Rita do Pardo
Santa Rita do Pardo, 37 anos em 18/12/2022. E para que você conheça mais sobre essa cidade, vamos relembrar um pouco de sua história:
Tudo teve início com a epopeia do Major Manoel Cecílio da Costa Lima. Ele foi um pioneiro na abertura de estradas do então sul de Mato Grosso com São Paulo, e também responsável pela primeira navegação a vapor no rio Paraná, em 1906.
A embarcação (conhecida como Carmelita) foi adquirida no Paraguai e chegou via rio a Aquidauana. Puxada por cerca de 200 bois, abriu a estrada até Campo Grande. Rumo ao leste, a comitiva chegou ao pontal dos rios Lontra e Anhanduizinho. Neste ponto, a embarcação desceu as águas até o encontro com o Rio Paraná (Porto Quinze de Novembro).
Em reconhecimento a sua bravura, o estado lhe doou terras na região. Seguindo os anos até 1916, Manoel da Costa Lima instalou, nas recém-criadas fazendas da região, 36 linhas telefônicas, talvez as primeiras de Mato Grosso do Sul.
O então distrito Xavantina como era chamado foi emancipado em 1987, passando a ser chamado Santa Rita do Pardo em definitivo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Senado aprova projeto de lei de proteção a Animais Policiais relatado por Nelsinho Trad
A Comissão de Segurança Pública do Senado Federal acaba de
Senador Nelsinho Trad prioriza a telemedicina para acabar com as filas na saúde pública
Projeto prevê atender, primeiramente, 14 municípios da região norte de
Médico, senador Nelsinho Trad vem trabalhando pela saúde de MS
Mais de R$ 30 milhões de recursos federais foram pagos
Santa Rita do Pardo, cidade em amplo crescimento, promissora para quem deseja empreender.
Nelsinho Trad