Ponta Porã

Nosso MS

Ponta Porã

5.359, 0 km²
Área territorial
0
Habitantes
0
Anos
0
Recursos

Princesinha dos Ervais

Ponta Porã

Esse município está situado no estado de Mato Grosso do Sul, e faz divisa com a cidade de Pedro Juan Caballero no país vizinho, Paraguai, com cerca de 95 mil habitantes.

Por fazer divisa com Pedro Juan Caballero, mantém um forte laço comercial, social e cultural, permitindo aos dois povos uma convivência pacífica, consolidando a harmonia dos seus habitantes, através da manutenção de suas diversidades culturais. Possui também uma rica variedade gastronômica e a língua utilizada pelos moradores é o idioma portunhol, pois não se fala puramente o guarani, nem o espanhol e nem o português.

Tem como atividades econômicas a pecuária, agricultura, extração de madeiras. O trabalho é sempre relacionado com o comércio, a indústria, a prestação de serviços e os serviços públicos.

PARABÉNS, PONTA PORÃ

Ponta Porã, 110 anos em 18/07/2022. E para que você conheça mais dessa cidade, vamos relembrar um pouco de sua história:

Localizada na divisa internacional com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, sua origem começa há cerca de 245 anos. O município era chamado de Punta Porá, que em guarani quer dizer Ponta Bonita. Sua origem provavelmente estaria ligada às três culturas da história local, motivo pelo qual os moradores dessa região se comunicam em três idiomas (Guarany, Português e Espanhol). Inicialmente habitada por descendentes do povo Guarani, a serra e alguns capões de mata caracterizavam a geografia da região, que surgiu dentre os campos de erva-mate.

Com o fim da Guerra do Paraguai (1864-1870), houve o marco da região fronteiriça e Ponta Porã passou oficialmente a compor o território brasileiro. Em 1892 chega a Guarnição da Colônia Militar de Dourados. Os imigrantes gaúchos, que vieram praticar a agropecuária, iniciaram o progresso econômico local. Em 1900 se tornou distrito de Bela Vista e 12 anos depois município, pelo então governador do Estado de Mato Grosso, Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques.

Também conhecida como “Princesinha dos Ervais”, a cultura fronteiriça une não somente as cidades gêmeas (Ponta Porã e Pedro Juan Caballero), mas também a história do nosso povo sul-mato-grossense, nas rodas de tereré espalhadas pelo mundo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ponta Porã, do desenvolvimento agropecuário de suas terras à força do turismo de compras, nossa “Princesinha dos Ervais” mantém-se majestosa e promissora.