Itaporã

Nosso MS

Itaporã

1.342, 0 km²
Área territorial
0
Habitantes
0
Anos
Recursos

Cidade do Peixe

Itaporã

Esse município está situado à sudoeste de Mato Grosso do Sul, na microrregião de Dourados, e tem cerca de 25 mil habitantes.

Essa cidade também é conhecida como “Cidade do Peixe”, pois possui a maior lâmina d’água do estado em matéria de criação e produção de peixes. “Itaporã” é um termo de origem tupi que significa “pedra bonita”, através da junção dos termos itá (“pedra”) e porang (“bonito”).

Sua principal fonte econômica é a agricultura, pecuária e piscicultura, este último segmento com uma grande expansão na região. Um dos maiores frigoríficos do país fica localizado nessa cidade. Segundo noticiários da região, no ano de 2003, 70% da produção era exportada para Suíça, Alemanha, França, Inglaterra, Estados Unidos e Chile.

Parabéns, Itaporã

Itaporã, 69 anos em 10/12/2022. Conheça mais sobre essa cidade:

Na terceira década do século XX, Pedro Celestino da Costa (governador de Mato Grosso) destinou 50 mil hectares de terra para fins de colonização entre os Rios Brilhante e Panambi, dando origem ao município de Dourados (1935).

Por volta de 1946 o então prefeito de Dourados, João Augusto Capilé Jr, resolveu explorar as terras reservadas e levar avante a colonização criando a “Colônia Municipal de Dourados”. Procedendo à distribuição dos primeiros lotes do novo povoado, nasceu Itaporã. O município foi criado pela Lei nº 659, de 10 de dezembro de 1953.

Sua principal fonte econômica é a agricultura, pecuária e piscicultura.

A modelo, empresária e atriz Luíza Brunet é filha ilustre dessa terra.

Texto por: Cristiane Nantes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Terra de potencial econômico diversificado, Itaporã nos enche de orgulho.