Nosso MS
Itaporã
Cidade do Peixe
Itaporã
Esse município está situado à sudoeste de Mato Grosso do Sul, na microrregião de Dourados, e tem cerca de 25 mil habitantes.
Essa cidade também é conhecida como “Cidade do Peixe”, pois possui a maior lâmina d’água do estado em matéria de criação e produção de peixes. “Itaporã” é um termo de origem tupi que significa “pedra bonita”, através da junção dos termos itá (“pedra”) e porang (“bonito”).
Sua principal fonte econômica é a agricultura, pecuária e piscicultura, este último segmento com uma grande expansão na região. Um dos maiores frigoríficos do país fica localizado nessa cidade. Segundo noticiários da região, no ano de 2003, 70% da produção era exportada para Suíça, Alemanha, França, Inglaterra, Estados Unidos e Chile.
Parabéns, Itaporã
Itaporã, 69 anos em 10/12/2022. Conheça mais sobre essa cidade:
Na terceira década do século XX, Pedro Celestino da Costa (governador de Mato Grosso) destinou 50 mil hectares de terra para fins de colonização entre os Rios Brilhante e Panambi, dando origem ao município de Dourados (1935).
Por volta de 1946 o então prefeito de Dourados, João Augusto Capilé Jr, resolveu explorar as terras reservadas e levar avante a colonização criando a “Colônia Municipal de Dourados”. Procedendo à distribuição dos primeiros lotes do novo povoado, nasceu Itaporã. O município foi criado pela Lei nº 659, de 10 de dezembro de 1953.
Sua principal fonte econômica é a agricultura, pecuária e piscicultura.
A modelo, empresária e atriz Luíza Brunet é filha ilustre dessa terra.
Texto por: Cristiane Nantes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Senado aprova projeto de lei de proteção a Animais Policiais relatado por Nelsinho Trad
A Comissão de Segurança Pública do Senado Federal acaba de
Senador Nelsinho Trad prioriza a telemedicina para acabar com as filas na saúde pública
Projeto prevê atender, primeiramente, 14 municípios da região norte de
Médico, senador Nelsinho Trad vem trabalhando pela saúde de MS
Mais de R$ 30 milhões de recursos federais foram pagos
Terra de potencial econômico diversificado, Itaporã nos enche de orgulho.
Nelsinho Trad