Figueirão

Nosso MS

Figueirão

4.879, 0 km²
Área territorial
0
Habitantes
0
Anos
Recursos

Areia Santa

Figueirão

O município de Figueirão está localizado no centro-norte de Mato Grosso do Sul, na microrregião do Alto Taquari, com cerca de 4 mil habitantes.

Seu nome foi dado devido a uma figueira situada no “Vau da Jesuína” ou “Vau da Figueira”, à margem direita do Córrego Figueirão, praticamente extinto por um assoreamento.

Dentre as atividades econômicas, as que mais se destacam são a agricultura e a pecuária.

Parabéns, Figueirão

Figueirão, 19 anos em 29/09/2022. E para que você conheça mais dessa cidade, vamos relembrar um pouco de sua história:

Antes habitada pelos Caiapós, sua ocupação territorial se deu a partir de 1901. As famílias pioneiras são procedentes de Goiás e Minas Gerais. Em agosto de 1935 o jovem casal Moisés de Araújo Galvão e Leontina Galvão chegou para lecionar e inaugurou, em 1950, a primeira escola, que recebeu o nome de Escola Rural Mixta de Figueirão. Com as atividades escolares Figueirão ganhou aspectos de vila. As famílias ergueram seus ranchos, estabelecimentos comerciais e a Igreja de Nossa Senhora da Abadia.

Uma importante tradição, realizada há 112 anos, também leva o nome de Figueirão. A Festa do Divino de Santa Tereza foi reconhecida como Patrimônio Imaterial, pela Fundação de Cultura do Estado. Sua origem foi uma promessa feita pela família de Malaquias, por causa de uma epidemia de febre amarela em meados de 1909. Por isso, a cidade recebeu o apelido de “Areia Santa”.

Em dezembro de 1963, o Governador do então Estado de Mato Grosso, Dr. Fernando Corrêa da Costa, criou o Distrito de Paz de Figueirão. O lugar ficou conhecido popularmente por “Vau da Figueira” devido a uma figueira situada na travessia do rio.

Foi emancipado em 29 de setembro de 2003.

Texto por: Cristiane Nantes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Figueirão, um dos municípios mais novos de Mato Grosso do Sul, muito nos orgulha por sua história de tradição e devoção.