Coxim

Nosso MS

Coxim

6.391, 0 km²
Área territorial
0
Habitantes
0
Anos
Recursos

Capital Nacional do Peixe

Coxim

Esse município está situado ao norte de Mato Grosso do Sul, numa região dominada antigamente por índios das etnias Caiapó e Bororó. Também é conhecido por “Capital Nacional do Peixe”, “Terra do Pé-de-cedro” e “Portal do Pantanal”, e hoje conta com cerca de 34 mil habitantes.

Coxim é um dos principais pontos de pesca de água-doce do país, atraindo milhares de turistas e pescadores amadores, sendo considerado também um centro econômico e turístico regional por abrigar diversos ícones naturais como as cachoeiras do Salto e Palmeiras, além de inúmeros rios, serras e pantanais.

Sua economia está fortemente ligada ao turismo de pesca, cultura, pecuária e agricultura. O município é um dos maiores produtores de soja do estado.

Parabéns, Coxim

Coxim, 125 anos em 11/04/2023. E para que você conheça um pouco mais dessa cidade, vamos relembrar um pouco de sua história:

Situada a leste do Pantanal de MS, a região de Coxim foi ocupada nos primórdios por índios caiapós. Ainda no século XVII, foi desbravada por trabalhadores paulistas que utilizavam a cidade como caminho para Cuiabá, onde havia minas de ouro.

Em 1729, os sertanistas estabeleceram o arraial de Belliago, à margem do rio Taquari. Foi dominada por paraguaios durante a invasão ao Brasil em 1865. Refeita em 1872, a povoação retomou o progresso e tornou-se importante entreposto dos fazendeiros de Goiás, que ali se abasteciam, especialmente de sal.

Sua emancipação aconteceu em 1898 quando ganhou o nome do rio que margeia suas terras: Coxim. A cidade é também conhecida como “Capital do Peixe” e “Terra do Pé-de-Cedro” pela composição de Zacarias Mourão em 1959, pioneiro da música sertaneja que eternizou em versos o amor pela cidade.

Texto por: Cristiane Nantes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coxim, quem te planta no coração não te esquece jamais. Cidade que atraiu e ainda atrai turistas de várias partes.