Corumbá

Nosso MS

Corumbá

64.438, 0 km²
Área territorial
0
Habitantes
0
Anos
0
Recursos

A capital do pantanal

Corumbá/ms

A cidade está localizada à beira do rio Paraguai, sendo fronteiriço com a Bolívia e o Paraguai, no estado de Mato Grosso do Sul, e tem cerca de 113 mil habitantes.

Corumbá tem o mais importante porto do estado de Mato Grosso do Sul e um dos mais importantes portos fluviais do Brasil e do mundo. Situada na margem direita do rio Paraguai e também na tríplice fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia, a cidade é considerada o primeiro polo de desenvolvimento da região.

Corumbá é uma cidade conhecida por sua diversidade cultural, com influências indígenas, sul-americanas (paraguaios, bolivianos), árabes, italianas e portuguesas, que se expressam na sua culinária e na sua música. É um destino turístico importante, graças aos seus vários eventos, destacando-se o Carnaval, o Festival América do Sul, o Festival Latino Americano de Arte e Cultura, entre outros.

Parabéns, corumbá

Corumbá, 244 anos em 21/09/2022. E para que você conheça mais dessa cidade, vamos relembrar um pouco de sua história:

A ocupação da região teve início ainda no século XVI quando, com a expectativa de encontrar ouro, a área foi explorada pelos portugueses, que começaram a chegar em 1524. 

Fundada no dia 21 de setembro de 1778, pelo Capitão-General Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, seu primeiro nome foi Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque e se transformou no principal entreposto comercial da região.

Na mesma época, imigrantes europeus e de outros países sul-americanos chegaram, impulsionando o desenvolvimento local. Como resultado, Corumbá foi o terceiro maior porto da América Latina até 1930. A origem do nome é Curupah que em tupi-guarani significa “lugar distante”.

As principais atrações turísticas e histórica da cidade são o Casario do Porto Geral, a Igreja Nossa Senhora da Candelária (1885) e o Santuário Nossa Senhora Auxiliadora (1899), todos tombados como Patrimônio Histórico Nacional em 1992.

Cidade irmã de Ladário, localizada às margens do Rio Paraguai, ficou conhecida como Cidade Branca, devido à cor clara de seu solo (rico em calcário). Atualmente sua população é de 112.058 mil habitantes (IBGE 2020).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tradição e pujância marcam a história de Corumbá, uma das cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul, santuário ecológico do Pantanal.