Amambai

Nosso MS

Amambai

4.397, 0 km²
Área territorial
0
Habitantes
0
Anos
0
Recursos

Campos de Vacaria

Amambai

Localizado à sudoeste de Mato Grosso do Sul (microrregião de Dourados), o município de Amambai se encontra próximo à fronteira com o Paraguai, com cerca de 38 mil habitantes.

A força econômica da erva-mate originou Amambai, que tinha um sistema político instável, pois trocava-se de prefeito a cada ano, o que dificultava o seu desenvolvimento.

Quando os prefeitos começaram a concluir seus mandatos veio a ditadura, prejudicando a cidade durante 15 anos. Quando a ditadura teve fim, a cidade finalmente voltou a crescer, com o desenvolvimento do comércio e a instalação de indústrias.

Hoje a agricultura e a pecuária são as maiores fontes econômicas do município.

Parabéns, Amambai

Amambai, 74 anos em 28/09/2022. Conheça mais sobre essa cidade:

A história de Amambai se confunde com o cultivo da erva mate. Por volta de 1878 os ervateiros apenas cortavam e ensacavam a erva, que era enviada para ser industrializada na Argentina, por meio de carretas de boi.

Os gaúchos, sabendo que os campos eram semelhantes aos da fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina, chegaram à região com seus mantimentos, carretas e cargueiros. Pioneiro, o gaúcho Romualdo Portella construiu o primeiro moinho de erva mate da cidade, por volta do ano 1930. A atividade propiciou uma época de fartura em Amambai e impulsionou seu desenvolvimento até os anos 50.

Amambai, que na língua tupi-guarani significa “orvalho”, é conhecida como Cidade Crepúsculo por ter um dos mais belos e deslumbrantes pôr do sol do Estado.

Texto por: Cristiane Nantes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dos tempos de glória aos atuais, a Cidade Crepúsculo nos enche de orgulho pela sua grande importância para a nossa região Sul-Fronteira.